segunda-feira, 3 de outubro de 2011

O mundo sem glamour do pauper

Esqueça o mundo das raras caras e o glamour. Nesse universo sem símbolos dourados e prateados, quem comanda a mesa são criaturas humildes que podem estar nas últimas folhas do seu fichário, esquecidas atrás de um planeswalker qualquer. Esse formato combina baralhos de combo, agro e controle. Esse formato diferente e divertido é o Pauper.

Eu resolvi escrever esse post depois de ter jogado um campeonato pauper no Magic Online. Eu joguei de monoblack, mas o que mais me impressionou foi a regularidade desse tipo de torneio. Diferente de outros formatos como o Modern, que já está morrendo no nosso querido software, o pauper continua firme e forte. Para você entender o que eu quero dizer, os campeonatos regulares do Magic Online exigem um mínimo de dezesseis jogadores para começar. Muitos torneios não conseguem atingir esse numero, mas o pauper nunca teve esse problema. Esse fenômeno pode ser explicado pelo custo das cartas. Para quem não conhece as regras do formato, um baralho Pauper só pode conter cartas comuns de qualquer edição de Magic já lançada. Isso possibilita aos jogadores montar baralhos competitivos sem gastar muito dinheiro. A limitação do formato pela raridade também diminui o impacto das edições e possibilita que um baralho seja competitivo por muito mais tempo. Claro que nem tudo são flores e devido ao relativo sucesso dentro do Magic Online, algumas comuns acabaram atingindo preços elevados. A Lotus Petal é um exemplo desagradável. Eu queria montar um Teps Pauper e descobri que cada cópia dessa comum custa dez event tickets. Meio desanimador, mas quando você olha para todo o formato, descobre que alguns baralhos podem ser montados por menos de quarenta tickets. Não consigo imaginar qualquer arquétipo T2 que tenha valor semelhante.

Depois dessa breve introdução, vamos ao que interessa. Eu vou falar sobre o ambiente online porque nunca joguei um torneio na vida real. Todos os campeonatos são divertidos, diferente do t2, eu jogo o Pauper bem mais tranquilo, não estou muito preocupado com o resultado final. Eu sempre joguei de monoblack. Como foi dito anteriormente, a única vez que eu tentei mudar o baralho, esbarrei na Lotus Petal. Eu sempre tenho bons resultados com o baralho, sempre que posso mudo uma coisa ou outra no sideboard, mas o maindeck está estático faz um bom tempo. Ao invés de colocar a lista, eu vou colocar o link da pagina da wizards que tem os jogadores e os baralhos que premiaram no ultimo torneio que eu joguei. Você também pode olhar os outros baralhos que estão no formato e identificar se existe algum outro que te agrada mais. Como vocês podem ver, o baralho mais perigoso é o infect. Matar no segundo turno não é algo que qualquer um pode fazer. Além desses baralhos, existem mais quatro arquétipos que são muito populares nesses eventos. O Goblins, teps pauper (desculpa legacy), Affinity e Storm não premiaram ou não tinham representantes nesse torneio. Só sete foram premiados, mas o torneio contava com 18 pessoas se eu não me engano.

Analisando o monoblack, ele tem um bom match up contra Affinity, Goblins e Monoblue. Affinity e Goblins são fáceis porque eles não conseguem superar o card advantage que você impõe. Eles precisam de todo o recurso disponível para ganhar o jogo em poucos turnos e tudo o que você faz atrasa muito esse objetivo. Com exceção do Fume Spitter, todas suas criaturas fazem trocas vantajosas. Além disso, o baralho conta com muitas remoções e com seis mágicas que ganham vida. O Tendrils of Corruption e o Corrupt mudam o jogo ao seu favor. Eles te dão o tempo que você precisa para estabilizar o jogo e usar todos os seus recursos. Contra os Goblins, o único cuidado que você tem que ter é com as criaturas que sacrificam outras. Elas são as mais importantes no jogo porque inutilizam o Tendrils e o Corrupt. Outra coisa importante é segurar o Crypt Rats na mão. Ele é muito importante para ficar na mesa esperando ser alvo de algum Lightning Bolt perdido. O monoblue é fácil porque ele é extremamente lerdo. Diferente do baralho de cloudpost, ele não tem muita mana a disposição, então ele precisa escolher entre jogar ou “counterar”. Normalmente você está pressionando com uma ou duas criaturas que estão na mesa e ele é obrigado a usar os terrenos para resolver esses problemas. É nessa hora que você joga.

Os jogos mais equilibrados são contra o Teps, monowhite, cloudpost e Infect. O monowhite vence quando compra as criaturas com proteção ao preto e consegue protege-las. Caso isso não aconteça, o jogo se torna fácil com o Crypt Rats. O infect gira em torno dos seus editos e Vereditos. As suas criaturas não tem muita importância porque ele sempre tem um “pump” para fazer a troca. Quanto ao Grasp of Darkness, faça sempre no seu turno porque tomar um Vines em resposta é algo doloroso e mortal. O Teps é uma disputa. Ele quer juntar cartas na mão e você não quer deixar. Qualquer carta que ele perder, é mais um turno que ele esta longe de te matar. Qualquer turno que você falhar, é mais uma carta que ele tem para te ganhar. Esse braço de ferro fica assim até a hora que ele decide tentar fechar. Na maioria das vezes, ele vai jogar com a sorte para tentar reunir numero suficiente de magicas que possibilitem deixar o empty the warrens “gordo” o suficiente. A questão é que depois do sideboard, você tem Duress e Icequake a sua disposição. O teps pauper é um baralho de precisão. Qualquer coisa que você tira dele faz falta. O cloudpost é o mais chato dessa série, pois junta muito card advantage e muita mana com uma rapidez impressionante. A sua chance aqui é tentar ser rápido no primeiro game (o que é quase impossível) e depois atacar os cloudposts no segundo jogo. Ele só consegue ganhar o jogo com Rolling Thunders e Fireballs gigantescas. Sem os cloudpost, isso fica dificil.

Agora chegou o pesadelo. O verdadeiro destruidor de sonhos. Só um milagre faz o monoblack ganhar. Chegou a vez do Storm. Para quem não conhece, o Storm é um baralho UBW com aqueles familiares de Planeshift. Aqui nesse link você pode ver a lista dessa peste. Eu posso te falar com todas as palavras. Ganhar aqui é obra do divino. Ele compra muita carta o que inutiliza os Rats. A combinação de falta de pressão do monoblack e lerdeza fazem com que o jogo seja tranquilo para o storm. Ele consegue montar a mão com tranquilidade. Sua única chance é atacar os terrenos. A questão é que no main deck isso é impossível. Depois do sideboard, você tem quatro copias do Icequake, mas mesmo assim não é o suficiente. Eu procuro um jeito de ganhar desse baralho até hoje e nunca fui feliz. Já cheguei a jogar com quatro icequake e quatro Rancid Earth, mas nem assim foi possível. Esse é o jogo da tristeza.

Como vocês podem ver nas listas, nenhum baralho custa muito para ser montado. A maioria das cartas está ao seu alcance, você já abriu varias nos selados que jogou durante o prerelease e não tem porque ficar de fora desses torneios. O nível do torneio também não é nada espetacular, você irá presenciar muitos erros de jogo. O ultimo caso curioso que aconteceu comigo foi em um jogo contra o Infect. Eu fiz um Fume Spitter e sacrifiquei para matar um Glistener Elf. O oponente não teve duvida e jogou um Invigorate para tentar salvar a criatura. Quando eu passei e a criatura morreu, ele me perguntou se era bug.

Se você chegou até esse post e esta se perguntando o porquê dele, eu te respondo. Eu também não sei. Brincadeira. Eu só quero mostrar alternativas de como se divertir ou angariar alguns boosters no Magic Online. Quem sabe eu consigo tocar o coração de algum lojista com isso e ele começa a fazer torneios pauper para a galera ter uma alternativa viável de formato. Pelo visto ninguém gostou muito do modern, então eu estou tentando ajudar. Como diria nosso amigo Cirilo: “Eu só quis dizer.” Caso você não tenha entendido, espera o remake de Carrossel que está sendo feito pelo SBT.

Sobre a entrevista do nosso amigo Finkel, ele teve alguns problemas e esta viajando, mas as perguntas já estão com ele e fui informado que assim que possível tudo será respondido e eu poderei postar para vocês. Pelo visto nenhuma pergunta foi vetada e até a polemica em que ele se envolveu estará na pauta! Muito obrigado e até a próxima.

8 comentários:

Dan disse...

Oi Carlos, muito bom esse seu post. Principalmente para o pessoal que esta começando agora no MOL (como eu). Ainda tenho um amigo que está louco atrás de informações sobre o Pauper. haha

Se quiser aceitar um dica, gostaria que você escrevesse um pouco como se comportar dentro do MOL para melhorar como jogador de magic (a ponto de ter um nível profissional) e também ganhar dinheiro. Confesso que reunir algo que gosto com a possibilidade de ganhar dinheiro, me deixa um pouco feliz. Mas, não sei por onde começar naquele programa. Enfim, só uma dica/apelo.

No mais, bom post, no aguardo da entrevista. Abraços.

Unknown disse...

Legal demais ver vc falando de pauper Jaba. O formato é um dos carros chefes das investidas do Clube magic Conquista para atrair novos jogadores. Sempre fazemos torneios pauper. O problema são os decks de combo realmente, afinal, no IRL temos mais opções como o High Tide além dos que vc citou.
Creio que a galera que promove eventos tem de olhar para o pauper, assim como para o Commander de uma melhor forma pois a moçada nova geralmente não tem grana pra comprar cartas caras.
Abraço man!

Carlos "Jaba" Romão disse...

Fico feliz que acertei no assunto.
@ Dan- Eu vou pensar e escrever algo sobre isso. É possivel ganhar dinheiro no mol. Não tem nenhuma fortuna te esperando lá, mas garanto que paga algumas contas.
@Robson- Fala Robson!!! IRL tem muito mais cartas, por isso nem comentei sobre o assunto pois nao tenho ideia do que rola.

Mini Indie disse...

Jaba, continua com o blog dessa vez hein, vc escreve bem e o assunto sempre é legal, manda umas ai de SC2, comecei a pouco a jogar e sou bem noob, kkk

abs, Mini

Unknown disse...

FINALMENTE um bom post sobre o MBC Pauper!! Sou apaixonado pelo deck, e sempre copio suas listas, hihihihi... Excelente artigo, bem escrito e direto ao ponto.

Uma pergunta sobre o formato -- você não sente a necessidade de se ter um segundo deck disponível pra segurar as variações do meta? E, caso precisasse escolher um deck "reserva" (que não contivesse 4 lotus petal), qual seria?

Abraz!

Pedro "BuBa" Giusti disse...

Parabéns pelo artigo. Acho muito bom quando alguém com renome no magic escreve sobre pauper, por enquanto acho que só vi tu e o Lsv escrevendo sobre pauper.
Só para avisar caso tu ainda tenha vontade de mudar de deck. Da pra comprar Lotus Petal por 5 tix (bot vende a 6), se tu deixar o anuncio comprando tu acha alguém vendendo depois de um tempo.

Abraço

Carlos "Jaba" Romão disse...

@Pijamar - Fala Pijamar!! Eu acho que montaria o Storm. O problema é que ele demora muito para matar e jogar outro jogo junto é tenso!!!

@Pedro - Quando eu fui comprar, era isso. Tambem não comprei porque fui mão de vaca hauhuaha valeu pela dica

Carlos Alexandre disse...

Amigo jaba, não estou querendo discodar de você, mas tenho que contestar que o MonoBlue faeries ganha muito facil de monoblack, em todas as vezes que eu joguei esse match ganhei de 2-0... bom, se foi sorte eu não sei, + eu achei bem facil, o force spike da uma vantagem enorme, e as cartas de compra inutilizam um pouco os descartas do monoB. Bom, é somente a minha humilde opinião. Um grande abraço