quinta-feira, 29 de setembro de 2011

FINKEL, T2 NOVO, T2 ANTIGO E DICA PARA SANTIAGO

Bom dia, boa tarde ou boa noite. Esse post já começa com uma grande notícia: Nos próximos dias eu estarei entrevistando a lenda viva do Magic, Mister Jon Finkel! Para quem não reconheceu o nome (Eu acredito que isso seja impossível, mas nunca se sabe), Jon Finkel foi o maior jogador de Magic que eu já vi. Além de ter destruído dentro das quatro linhas do Magic, ele é o maior embaixador do jogo em outras comunidades e tem uma biografia chamada Jonny Magic and the Card Shark Kids. Alguns podem dizer que o Kai Budde foi melhor que ele, que teve mais resultados, mas eu vi os dois jogando e para mim o Finkel é gênio. Se você acha que a boa noticia acbou aqui, está enganado. Ele não vai responder só as minhas perguntas. Ele irá responder as suas. Comente o meu post e coloque o que você quer saber da vida dessa lenda e eu irei selecionar algumas para entrarem na pauta.

Além dessa grande entrevista, meu sábado está reservado para um torneio muito importante que pode me colocar no mundial desse ano. O meu ranking não foi suficiente para me colocar no torneio mais importante do Magic e o último Mocs é uma das minhas últimas chances. O Mocs é um torneio que acontece no Magic Online desde 2009. São vários torneios durante o ano e o vencedor de cada etapa ganha vaga para o Mundial de Magic real e para o Mundial de Magic Online. A diferença é que esse último Mocs é muito menor que os outros. Normalmente temos 400 jogadores ou mais disputando uma vaga e, nesse caso, teremos no máximo 100 se eu não me engano. A chance é muito boa e o formato é o velho e conhecido Standard. Não sei se vou jogar de Pyromancer ou se vou aderir aos últimos baralhos que apareceram no top8 do último Mocs. Se você quiser olhar o resultado desse último Mocs, clique nesse link.

Deixando o antigo formato de lado, todo mundo deve estar quebrando a cabeça para descobrir qual a próxima “boa” para os torneios. Com os dois baralhos de combo saindo do formato (Valakut e Twin), o formato volta a ser Aggro vs Controle. Apesar de eu não ser muito fã de aggro, eu estava olhando as cartas de Innistrad e me pareceu que o monored ganhou algumas adições interessantes. Das possíveis cartas que podem fazer parte do baralho depois da rotação, eu acredito que Nobre Stromkirk e Neonato Sanguimaníaco estarão entre as sessenta que disputarão os torneios. Em ambos os casos, elas se tornam ameaças poderosas depois de alguns turnos na mesa. Isso pode fazer uma grande diferença no Match up contra algum baralho de controle porque você não precisa entupir a mesa de criaturas para pressionar o oponente. Trocar um Day of Judgment por apenas uma criatura é algo que sempre deixara você feliz. Contra os baralhos aggro, acho que o cenário acaba ficando melhor ainda. Você está jogando com um arquétipo que tem inúmeras remoções. Tudo o que essas criaturas precisam são de um caminho livre para a felicidade. Após alguns turnos, elas terão tamanho suficiente para trilhar o próprio caminho.

A maior perda para o monored fica por conta das mágicas. Perder Lightning Bolt, Burst Lightning, Searing Blaze e Staggershock ao mesmo tempo é igual perder seu cachorro de treze anos. Você vai ganhar outro, mas não é a mesma coisa. Você precisa de tempo para se acostumar. Esse é o cenário aqui. Imagine um jogo onde seu oponente tem quatro de vida, você tem cinco terrenos na mesa e compra um Shock. Ele podia ser um Burst Lightning, mas é um Shock! Ele não tem kicker, ele não tem o mesmo charme, mas eventualmente você vai se acostumar. A mesma coisa vai acontecer com o Incinerate. De tempo ao tempo e você verá.

Depois dessas informações, você deve estar querendo ver o baralho? Quer saber quais são as minhas sessenta escolhidas? Quer usa-las? Quer dar risada? Não importa a sua razão, aqui vão elas:

Monored by me

4 – Grim Lavamancer

4 – Stromkirk Noble

4 – Bloodcrazed Neonate

4 – Shrine of Burning Rage

4 – Shock

4 – Incinerate

2 – Spikeshot Elder

3 – Hero of Oxid Ridge

4 – Chandra's Phoenix

2- Brimstone Volley

2 – Goblin Wardriver

23 – Mountain

Eu gosto dessa lista, me parece forte contra controles e aggro em geral. O maior problema ainda continua sendo o Timely Reinforcements, mas não existe nada que possa ser feito no momento. Eu gosto das dez criaturas de custo um porque eu quero sempre algo no primeiro turno. Eu fiquei em duvida sobre colocar a carta Reckless Waif/Merciless Predator. Eu acho que transforma-la vai ser mais difícil do que parece. A maioria dos aggros vai jogar alguma coisa no primeiro turno e os controles tem uma grande possibilidade também. O UB joga com Despise e Ponder. O UW tem o Ponder. Ela estava disputando um espaço com o Grim Lavamancer. Sem as Fetch Lands, o Grim fica muito lerdo e não poderá ser ativado antes do terceiro turno. Mesmo assim, considerando que eu esteja certo quanto a transformar o Reckless Waif, é melhor ter uma criatura 1/1 que faz alguma coisa do que uma 1/1 que pode passar o jogo inteiro sem fazer nada.

Saindo um pouco do mundo Magic, eu comecei a ler o livro “A Fúria dos Reis”. Eu não conhecia a história e passei a ama-la depois que assisti o seriado Game of Thrones na HBO. Nunca imaginei que algum seriado iria me fazer sentir tão feliz quanto Sex and the City me fez. Felizmente a HBO provou que eu estava errado. A Carrie finalmente perdeu seu lugar no meu coração (Se você sabe do que eu estou falando e não tem uma namorada, cuidado). Brincadeiras a parte, impressionante como essa emissora tem uma facilidade em fazer seriados de alto nível. Game of Thrones é tão bom ou melhor que Band of Brothers. Para quem ainda não teve o prazer de acompanhar os dois seriados, não perca essa oportunidade. Ambos têm uma qualidade muito boa, produção impecável e enredo interessante.

Para finalizar esse post eu queria deixar uma dica de estadia para quem pretende jogar o Grand Prix Santiago. Esse hostel é dica do meu amigo Jonathan Melamed e parece ser um ótimo lugar para ficar, além de ser perto do evento. O nome é Casa Altura e para acessar o site basta clicar nesse link Para mais informações, acessem meu twitter: @jabsmtg. Espero que vocês tenham gostado desse post e até a próxima.

4 comentários:

Unknown disse...

O Jonais rouba a dica dos outros e ainda acha bonito. Esse albergue é 100% descoberta do Binho :P
Tu vai ficar aonde me Santiago, Jaba?

Abraço, CRoCo!

Dan disse...

Não sei de ainda dá tempo, mas, gostaria que você perguntasse a ele se ele tem dicas de como se tornar um ótimo jogador de Magic (a ponto de viver disso) em um local onde não se tem acesso direto ao mesmo (lojas, etc). Quanto tempo do dia ele dedicava quando vivia do Magic.

Carlos "Jaba" Romão disse...

A dica veio do jonais. Não posso fazer nada. Já tenho lugar.
Dan, infelizmente eu já fiz as perguntas. Estou esperando ele responder as perguntas. Espero que vocês gostem

Unknown disse...

Como diria o Pit, tava só gaXtando!

Vai ser muito maneira essa entrevista com o Finkel!