segunda-feira, 26 de setembro de 2011


Fim de semana em Innistrad

Esse último fim de semana marcou a chegada definitiva do mundo de Innistrad ao Magic. Eu resolvi prestigiar esses eventos de boas vindas porque queria entender um pouco como vai funcionar o selado de Innistrad. Foram dois dias de jogo em dois lugares diferentes. No sábado, eu joguei na loja Uponline. Foram 27 jogadores, um clima muito bom, pessoal animado, educado e, como é tradição nessa loja, tivemos um churrasco oferecido pelo dono. No Domingo, eu resolvi ir na Devir. Foram 127 jogadores disputando sete rodadas. Sem a pressão dos grandes torneios, encontrei o mesmo clima de cordialidade e amizade do dia anterior. O público do Pre Release é composto por jogadores casuais que estão ali apenas para ter acesso às novas cartas e lutar por alguns boosters. Diferentes do jogador que visa chegar a um torneio grande, os jogadores de Pre Release raramente se incomodam com o resultado. Várias vezes, eu presenciei pessoas deixando o jogo de lado por algum tempo apenas para conversar sobre uma nova carta. O tempo estava passando, o jogo estava indefinido, mas os dois jogadores estavam lá, conversando sobre as novidades da coleção. Foi estranho perceber que eu não estava mais acostumado a esse tipo de evento. Não quero deixar a impressão de que não existe diversão nos Pro Tours e afins. Isso somente não acontece durante os jogos.

Falando um pouco do selado de Innistrad, o formato se mostrou muito rápido e agressivo. A primeira impressão que eu tive foi que o formato se parece muito com o bloco de Zendikar. Existem muitas criaturas de custo baixo que possibilitam deixar o baralho com uma boa curva de mana. A curva do meu primeiro baralho era composta por duas criaturas custo um, cinco criaturas custo dois, quatro criaturas custo três, três custo quatro e três custo cinco. O baralho que eu joguei na Devir tinha uma curva ainda melhor com apenas uma criatura custo um, seis criaturas custo dois, cinco criaturas custo três, duas criaturas custo quatro e três custo cinco. Nos dois casos, eu teria acesso a criaturas de custo seis, porém eu não achei que elas teriam muito impacto na mesa de jogo e ainda atrapalhariam o desempenho e sinergia dos baralhos. Eu só usaria uma criatura custo seis se ela fosse muito acima da média ou se eu realmente precisasse coloca-la para completar o baralho. O selado de Scars of Mirrodin foi embora e levou com ele toda sua lerdeza.

Outro ponto interessante é a questão da “troca” de criaturas. O Juliano (Team Brazil) levantou essa questão importante durante uma conversa no Skype. Na opinião dele, a habilidade de Morbid faz você ter que relevar os bloqueios na maioria das vezes. Eu concordo com ele porque existem muitas cartas que se beneficiam disso. Exceto o branco, todas as outras cores acabam se beneficiando de um jeito ou outro. Ativar o morbid de algumas criaturas pode ser algo indigesto. Javali da Pele Supurante e Banshee de Morkrut são exemplos de como um bloqueio inocente pode mudar toda a história do jogo. Em relação ao azul, muitas criaturas precisam remover outras do cemitério para entrar em jogo. O Bloodthrist de M12 nos obrigava a bloquear. Agora somos forçados a repensar no assunto. A Wizards poderia se decidr.

A quantidade de bombas me assusta, mas isso se tornou algo recorrente nas últimas edições de Magic. Existem cartas que tornam o jogo impossível de perder para quem as comanda. Não importa o que o jogador faça, se ele acerta ou erra, a carta acaba consertando tudo. Eu sei que a Wizards precisa entupir as coleções de cartas poderosas para vender, mas... mas...

Voltando ao assunto do Pre Release e suas peculiaridades, foi muito engraçado testemunhar algumas coisas que aconteceram. Como eu disse os jogadores desse tipo de torneio não estão habituados ao Magic Competitivo e nem tampouco as regras do jogo. Esses jogadores sabem comprar, descer terrenos e outras regras básicas, mas por jogar muito entre amigos e só por diversão, eles acabam desconhecendo ou criando regras próprias do seu local de jogo. Quando eu comecei a jogar, eu acreditava que quando alguém me atacava com o Cavaleiro Negro, o meu Cavaleiro Branco poderia bloquear porque uma proteção anulava a outra. Imagina o tamanho da minha decepção quando eu joguei o meu primeiro campeonato e descobri isso? Isso não aconteceu ontem (falta de criatividade dos jogadores), mas eu vi pessoas decidindo quem começava o jogo olhando a carta do fundo do baralho. A carta com maior custo ganhava o direito de começar. Eu vi algumas lendas de mesmo nome se olhando nas mesas e teve a história do “em resposta a sua fase de desvirar”. O jogador tinha dois de vida e seu oponente tinha uma criatura virada equipada com o Blazing Torch. O que parecia um jogo definido ganhou um toque de criatividade. O jogador passou e disse: “Em resposta a sua fase de desvirar, viro sua criatura.” Ele jogou uma Sensação do Medo e o oponente aceitou, provavelmente ficando chateado com a situação. Ainda bem que o Juiz estava perto e conseguiu consertar toda a situação. É engraçado ver essas situações porque eu acredito que todos já passaram por isso.

Como Innistrad ainda não começou a ser comercializado no Magic Online, acho que vou gastar um pouco do meu tempo no Starcraft 2. Estava na liga Diamante, sete vitórias seguidas depois de perder muito e mesmo assim fui rebaixado para a liga platina. Se alguém tiver uma dica de como jogar Zerg x Zerg eu agradeço. Eu jogo de aleatório e consegui me sair bem na maioria dos confrontos, mas no mirror de Zerg a coisa fica estranha. Acho que tenho que expandir mais rápido. Agora sou eu que preciso da sua ajuda. Se alguém tiver a boa do mirror, por favor, me ajude.

4 comentários:

Peonso disse...

Mt bom os posts, falta divulgação, o report do nacional tinha que ter ido pra Home da Ligamagic.

ZAR disse...

mi mi mi mi
"a WotC tem q se decidir"
?!!!!!!!!
Se vira ai negão!!!!!
Eu acho q o papel da WotC é fazer vcs pensarem...

"Eu sei q tem q ter cartas poderosas pra vender..."
afffff fala sério Jaba, qual seria a graça se nao tivessemos essas cartas. Tipo 3 é isso ae!!!

Alias, chama tipo 3 ainda?
ahuahuahuhauhauhaua

Sergio disse...

No mirror de zerg costuma ser interessante tirar muta bem cedo. Se ele não percebe o que você esta fazendo, é fatal. Infelizmente pra ser 100% funcional você deve não só aguentar a pressão inicial com preferencialmente colocar alguma também. Queen é diferencial nesse game, especialmente no early, e vc pode ter 2 ou mais em cada base facilmente, já que a lama faz muita diferença, além de sua capacidade defensiva natural. Eu faço mais ou menos o seguinte: 10 drone, 2 gas, cancelo gas, 12 minerando com suply para apenas 10, overlord, pool, drone x3, gas, queen, lingx4, over. Nesse ponto o jogo fica mais versatil, as vezes precisando de uma ou mais linguas, mass ling (com upgrade de velocidade), expansão ou o plano dos mutas. Tente algo nessa linha que talvez obtenha sucesso.

Abraços,

Longo

Gustavo Paiva Luquez disse...

fala serio, o longo acha q sabe jogar sc2, add na bnet ae longo, gpluquez@gmail.com

Abraços

gordinho.